Receita de Feijoada
Ingredientes
1 quilo(s) de feijão preto
2 paios
2 linguiças calabresas defumadas
2 linguiças portuguesas defumado
300 grama(s) lombo de porco defumado
300 grama(s) costelinhas de porco defumado
700 grama(s) de carne seca salgada
300 grama(s) de lombo salgado
300 grama(s) de costelinhas salgadas
1 pé salgado
1 rabinho salgado
1 orelha salgada
1 língua salgada
100 grama(s) de bacon
1 cebola média picadinha
3 dente(s) de alho socados
2 folha(s) de louro
Modo de preparo
Lave as carnes salgadas, retire o máximo de gordura visível e deixe-as de molho por 12 horas, trocando a água de tempos em tempos. Depois, escalde no fogo por três vezes e mantenha a água da última escaldada.
Deixe esfriar e reserve na geladeira por algumas horas até que forme uma camada de gordura na superfície. Retire e despreze essa gordura.
Numa panela grande, coloque o feijão para cozinhar em bastante água fria. Junte as folhas de louro. Não coloque sal. (O ideal é que não tenha de acrescentar água até o fim do preparo).
Em outra panela grande, coloque as carnes salgadas inteiras para cozinhar em água; retire à medida que começarem a amaciar, pois terminarão de cozinhar junto com o feijão. Reserve tudo. Atenção para carnes mais macias como o lombo e as costelinhas para não passarem do ponto.
Quando o feijão começar a amaciar, junte as carnes dessalgadas e a água em que foram cozidas. Coloque primeiro as mais duras, depois as defumadas e por último as macias.
Quando as carnes e o feijão estiverem no mesmo ponto de cozimento, é a hora de temperar: em uma frigideira, frite o bacon e quando virar torresminho, junte a cebola, depois o alho, refogue bem e despeje na feijoada; prove o sal e corrija se necessário.
Quando formar um caldo espesso e brilhante, retire as carnes inteiras, corte-as no tamanho que preferir, junte ao feijão novamente, reaqueça e sirva. Se preferir, sirva separadamente feijão e carnes. Como acompanhamento, sirva farofa, arroz branco, couve refogada e laranja em fatias.
Receita do restaurante Casa da Lana.
Rua Purpurina, 293. Tel.: (11) 3892-5645
créditos: UOL
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário